quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Paródia na aula de bioquímica.



A Bioquímica trata de assuntos relacionados à química da vida e seu estudo nos permite apreciar a condição misteriosa que é a própria vida. Apesar de bastante interessante, nem sempre a compreensão da Bioquímica é tranqüila àqueles que têm seu primeiro contato com a disciplina. Pensando nisso e também na busca pelo despertar da criatividade dos licenciandos, ao final de todo semestre de aula são apresentadas atividades desenvolvidas pelos alunos na disciplina de Princípios Químicos e Bioquímicos a qual ministro no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.
Em todo semestre proponho a leitura de artigos científicos relacionados com conteúdos tratados em sala de aula e que servem de base para a elaboração destas atividades finais do curso. A leitura e estudo são desenvolvidos pelos alunos e eu os assessoro ao longo de todo o semestre.
No final do semestre passado (junho/2011) foi apresentado dentre outras atividades, a paródia de uma música teen sertaneja. A elaboração desta paródia foi baseada em um artigo que tratava da relevância da disciplina de bioquímica em diferentes cursos de graduação, como Odontologia, Química, Fisioterapia dentre outros. Os alunos, Augusto Silva Souza, Mayara C. de Oliveira Pires, Bruna Souza da Cruz, Camila da Silva Nascimento e Michele Iara Silva criaram a paródia e a intitularam como “A Bioquímica é um amor”. De tão interessante e criativa que ficou a paródia, propus levá-los a Rádio Universitária da UFTM para que a mesma fosse gravada com qualidade e disponibilizada no Blog do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (este no qual os falo).
Na minha opinião esta é uma tentativa válida de fazer com que os alunos, já na graduação, iniciem o hábito de ler artigos científicos e desenvolvam também à criatividade na apresentação e/ou discussão destes.
Bem pessoal por hoje é isso, espero escrever novamente ao final deste semestre mostrando mais atividades desenvolvidas pelas turmas.

O texto e as imagens foram produzidas pela professora Vera. Quem quiser ouvir a paródia, vá em www.espantos.tumblr.com. Nosso novo espaço! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário