segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Rap e Poesia.

Mais uma vez a proposta da leitura de artigos científicos na disciplina de Princípios Químicos e Bioquímicos foi feita no início do semestre. Como anteriormente, a ideia é a de incentivar a leitura de artigos científicos entre os graduandos. E mais um final de semestre chegou mostrando criatividade nas atividades desenvolvidas, desta vez, pela turma 04 da Licenciatura em Ciências Biológicas. A rádio universitária foi nossa parceira nas gravações dos seminários mais criativos e os licenciandos foram hoje até a rádio gravar os trabalhos. Neste semestre destaco dois grupos de alunos, o primeiro com um rap sobre a enzima HMG-CoA redutase, envolvida na via de síntese do colesterol. Este grupo era composto pelos licenciandos Angelo Alves F. Junior, Bruna Petersen da Costa, Julian C. G. da Silva Junior, Larissa de Freitas P. Silva, Leandro dos Santos Rodrigues, Marcos Gomides Carvalho e Nayra T. Rodrigues. Na apresentação do seminário todos caracterizados dançaram e estavam animados em revelar um pouco mais sobre o colesterol e na gravação de hoje a empolgação foi à mesma. Bem, o segundo grupo era composto pelas licenciandas Josiane Ap. de S. da Cunha, Leticia G. Arantes, Michele Iara Silva, Priscila M. S. Estevam e Marcia Gracielle de O. Lopes. O produto deste segundo grupo foi à elaboração de uma poesia, baseada na importância de se estudar Bioquímica nos diferentes cursos (Biologia, Química, Odontologia, Medicina, dentre outros). Para a gravação do rap quase todos os integrantes estavam presentes e a leitura da poesia ficou a cargo da aluna Marcia Gracielle. Será que descobrimos um talento a mais neste pessoal? Para conferir vejam as atividades na página www.espantos.tumblr.com

domingo, 27 de novembro de 2011

Era uma vez






Neste sábado, o Curso de Extensão Era uma vez..concluiu suas atividades com a apresentação performática dos alunos/autores. Cada participante criou uma história envolvendo bichos, plantas...ciência! O resultado foi incrível, especialmente considerando a evolução dos alunos na escrita e na performance. A aluna Sandra, imaginou um Congresso de Bactérias (última foto), e se saiu muito bem na apresentação. A aula-festa contou com a presença de convidados, pais-filhos-maridos-familiares. Todo o processo virou um livrinho, ainda um "boneco", com ilustrações do aluno Pedro Fonseca. Aqui vai um trechinho da apresentação do livro: 
Este segundo volume do caderno Era uma vez reúne as histórias criadas pelos alunos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), inscritos em um Curso de Extensão sobre contar histórias. Alunos que já perceberam a dimensão comunicacional do ofício de professor e que vêm as histórias como estratégia para compartilhar saberes. E os saberes da ciência são naturalmente saborosos! Para os autores o grande desafio foi aventurar-se pela ficção, tão habituados aos rigores das verdades científicas. A criatividade, soterrada ao longo dos anos escolares sob os escombros dos conteúdos e das imposições de mérito, pouco a pouco foi aparecendo nos textos produzidos. Como a Fênix, renascida das cinzas, livre e espantosamente bela. Foi muito bom acompanhar o processo de desconstrução e reconstrução de identidade dos nossos alunos/autores. Os movimentos em direção a uma escrita leve e ousada foram conquistados a partir de considerável investimento pessoal e certo desconforto, do tipo que sentimos quando transitamos por caminhos desconhecidos."

Em tempo, os artefatos para contar a história são de criação dos alunos! 

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Algo de misterioso no ar....Aguardem!



Aula do Curso de Extensão sobre Histórias que viraram Ciência e a ciência nas Histórias!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Diego e Thaine (6º Período) peregrinam para estudar herptologia





Diego conta como foi.....
"No dia 04/11, partimos de Uberaba à Ribeirão Preto, chegando em Ribeirão Preto pegamos o ônibus para Alfenas. Em Alfenas esperamos outro ônibus que nos levaria até a uma Usina próximo de Monte Belo e Arado, onde o pessoal da Fazenda Lagoa estava nos esperando para levarmos a RPPN Fazenda Lagoa - Monte Belo, Sul de Minas Gerais, onde seria realizado o Curso: Introdução a Herpetologia, ministrado pelo Prof. Dr. Vinícius Xavier da Silva da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL – MGnos dias 5 e 6 de novembro de 20.
Chegamos a reserva por volta das 10:30, logo saímos para conhecer as belezas do local, depois almoçamos, e as 14h deu inicio ao curso de Herpetologia, onde foi realizada uma aula expositiva teórica, em que vimos uma breve introdução à Herpetologia, a diversidade de anfíbios e répteis, os principais aspectos da biologia de anfíbios e répteis, assim, se encerrou as atividades teóricas do dia 5, porém, depois do jantar fizemos o modulo prático do curso que foi a saída de campo noturna para observação de anfíbios com objetivo de reconhecimento  algumas espécies das principais famílias brasileiras de anfíbios e répteis. No dia seguinte (06/11) a aula começou as 08h onde foi desenvolvido novamente o modulo teórico, em que vimos os conteúdos, anfíbios e répteis como bioindicadores, Declínios mundiais de anfíbios e répteis, Técnicas de campo para estudo de anfíbios e répteis, logo tivemos uma pausa para o almoço. Depois do almoço voltamos e realizamos outro modulo prático, onde identificamos algumas espécies de anfíbios e repteis que estavam dispostos sobre a mesa (fixados) com o auxilio das chaves de identificação. Depois, foi realizada a parte prática de manejo de serpentes vivas. E assim se encerra o curso de Herpetologia (06/11) realizado pelo Instituto Sul Mineiro de Estudos e Conservação da Natureza, organizado pelo biólogo Rafael Laurindo (rafaelslaurindo@gmail.com). Logo, voltamos para usina, onde pegamos o ônibus para Alfenas, e de Alfenas a Ribeirão Preto e de Ribeirão Preto à Uberaba, onde chegamos por volta das 9:30 da manhã do dia 07/11".

Apoio Prodocência/CAPES

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Nossos alunos no programa Altas Horas


O Opilião 4 trará uma matéria sobre isso. E então, Bruna," estar lá" e ser "verdade" são coisas diferentes, mas acho que podemos dizer algo para além do que foi dito, não é mesmo?
Aguardem...

sábado, 29 de outubro de 2011

Fio de cabelo cósmico: de olho no céu!

"Um asteroide da lista de objetos espaciais potencialmente perigosos passará muito perto da Terra em 8 de novembro, às 20h28 (horário de Brasília), pelos cálculos da Nasa.

A rocha espacial chamado 2005 YU55 se aproximará do nosso planeta a uma distancia menor do que a da Lua, o que para a astronomia é considerado um "fio de cabelo cósmico".

A proximidade do asteroide é incomum por se tratar de um objeto grande, com 55 milhões de toneladas e 400 metros de diâmetro – o equivalente a quatro campos de futebol.

Se atingir a Terra, o impacto terá a força de mais de 65 mil bombas atômicas, abrindo uma cratera de quase 10 km de largura e 600 metros de profundidade.

No entanto, a Nasa descarta qualquer risco de colisão entre o asteroide e o planeta Terra, pelo menos nos próximos 100 anos.

“O YU55 orbita o Sol de 14 em 14 meses, porém não representa nenhuma ameaça de colisão com o nosso planeta no período de 100 anos”, disse o porta-voz da Nasa, Don Yeomans.

Descoberto por pesquisadores da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, em 2005, o asteroide só foi melhor observado em abril de 2010 através do Radiotelescópio do Observatório de Arecibo, em Porto Rico, revelando-se um objeto escuro e quase esférico".
Texto obtido aqui.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Fim de semana eletrizante!




No último sábado, dia 22 de outubro, os alunos 5º Período matriculados no Estágio I estiveram em São Paulo para visitar dois museus (Museu Catavento e Museu da Língua  Portuguesa). A ideia é que os alunos conheçam espaços educativos não formais. Como podem ver no vídeo em que temos a aluna Deize e o aluno Evaldo, foi um fim de semana literalmente eletrizante. Imagens dos dois museus em separado, podem ser vistas nas postagens anteriores. Muita emoção e aprendizagens! 

Museu da Língua





Museu Catavento





Museu de Bolso na UFTM- Semana Nacional da Ciência e Tecnologia 2011


domingo, 16 de outubro de 2011

UFTM e Universidade de Lisboa juntas

Esta é a primeira produção recebida de terras lusitanas, resultado da parceria entre a Professora Mónica Baptista e a professora Ana Paula Bossler (essa que vos fala). O trabalho em conjunto tem sido desenvolvido via net, com aulas pelo skype. A ideia é que nossos alunos troquem impressões sobre as produções. Afinal: em cada vídeo produzido quais são as aprendizagens possíveis? 

Dia 15 de outubro, dia do Professor

Não passou em branco, flor de jujuba!

domingo, 2 de outubro de 2011

Café e Conversa com Professores Supervisores do Estágio

Neste sábado, oferecemos um gostoso café para os Professores Supervisores do Estágio e alguns diretores das escolas que nossos alunos do sexto período estão a realizar o estágio. Foi um momento agradável em que todos concordamos que outros cafés virão...

domingo, 25 de setembro de 2011

Por que beijamos de olhos fechados?


Aula dada na Escola de Comunicação de Lisboa, em janeiro de 2010

Dúvidas?

Pergunte-me!

sábado, 17 de setembro de 2011

Tipos médios e rebanho: por que a participação no Encontro de Biologia é tão ruinzinha?

E então o II Encontro de Biologia chegou ao fim! No encerramento, foi impelida a convocar a presença do Nietzche (filósofo dos melhores) por conta das conversas da mesa que antecedeu minha fala. Achei uma postagem antiga (em um blog pessoal) com o tal trecho ao qual me referi. Reproduzo aqui, pensem, pensem, pensem! Discordem, polemizem, reflitam! A seleção natural não se aplicará a nossa espécie, sérá? Aí vai: 


Certos absurdos sociais têm sido justificados pelas pessoas com a expressão “Ah...isso é normal!”. Tudo indica que o número de pessoas agindo de forma inadequada ( a maioria?) e o tempo que tal comportamento encontra-se em vigência legitima o torto. “Todo mundo faz assim. É assim que funciona. Não tem como mudar. É normal.” Dá medo a forma de acomodação em massa. Era sobre isso que Nietzsche falava em Vontade de Potência ou entendi errado? Em suas palavras:

“ O que mais me surpreende, quando passo em revista os grandes destinos da humanidade, é ter sempre diante dos olhos o contrário do que hoje vêem ou do que desejam ver Darwin e sua escola: a seleção em favor dos seres mais fortes e bem nascidos, o progresso da espécie. Mas é precisamente o contrário o que entra pelos olhos: a supressão dos casos felizes, a inutilidade dos tipos melhor nascidos, a dominação inevitável dos tipos médios e até dos que estão abaixo da mediana. (...) Essa vontade potência, em que reconheço o fundo e o caráter de toda mutação, explica-nos porque a seleção não se faz precisamente em favor das exceções e dos casos felizes: os mais fortes e mais felizes são fracos, quando têm contra si o os instintos organizados do rebanho, a pusilanimidade dos fracos e o grande número (...).”

Uia, que mêda! 

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Revista Ciência Atrativa

No segundo semestre de 2010 os alunos matriculados na disciplina eletiva Mídia e Ciência fizeram uma revista. Como a revista tem 40 páginas, é pesada para ser manipulada em uma versão agradável de leitura via mail, sem que seja apenas arquivos soltos. Enquanto esperamos uma solução, vejam a revista como flipbook aqui: REVISTA CIÊNCIA ATRATIVA. Os autores sejam pacientes, que o programa só aceita 30 páginas. Logo TODOS estarão online.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Dia do biólogo

Em comemoração ao dia do Biólogo, nosso curso ganhou de presente mais uma espaço virtual: a Coleção de Espantos! Um espaço para postarmos o áudio que nossos professores e alunos têm produzido. Um espaço para podcasts.
Visitem! 
Ouçam!
Comentem! 
Explorem!

Paródia na aula de bioquímica.



A Bioquímica trata de assuntos relacionados à química da vida e seu estudo nos permite apreciar a condição misteriosa que é a própria vida. Apesar de bastante interessante, nem sempre a compreensão da Bioquímica é tranqüila àqueles que têm seu primeiro contato com a disciplina. Pensando nisso e também na busca pelo despertar da criatividade dos licenciandos, ao final de todo semestre de aula são apresentadas atividades desenvolvidas pelos alunos na disciplina de Princípios Químicos e Bioquímicos a qual ministro no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.
Em todo semestre proponho a leitura de artigos científicos relacionados com conteúdos tratados em sala de aula e que servem de base para a elaboração destas atividades finais do curso. A leitura e estudo são desenvolvidos pelos alunos e eu os assessoro ao longo de todo o semestre.
No final do semestre passado (junho/2011) foi apresentado dentre outras atividades, a paródia de uma música teen sertaneja. A elaboração desta paródia foi baseada em um artigo que tratava da relevância da disciplina de bioquímica em diferentes cursos de graduação, como Odontologia, Química, Fisioterapia dentre outros. Os alunos, Augusto Silva Souza, Mayara C. de Oliveira Pires, Bruna Souza da Cruz, Camila da Silva Nascimento e Michele Iara Silva criaram a paródia e a intitularam como “A Bioquímica é um amor”. De tão interessante e criativa que ficou a paródia, propus levá-los a Rádio Universitária da UFTM para que a mesma fosse gravada com qualidade e disponibilizada no Blog do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (este no qual os falo).
Na minha opinião esta é uma tentativa válida de fazer com que os alunos, já na graduação, iniciem o hábito de ler artigos científicos e desenvolvam também à criatividade na apresentação e/ou discussão destes.
Bem pessoal por hoje é isso, espero escrever novamente ao final deste semestre mostrando mais atividades desenvolvidas pelas turmas.

O texto e as imagens foram produzidas pela professora Vera. Quem quiser ouvir a paródia, vá em www.espantos.tumblr.com. Nosso novo espaço! 

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Eletivas: INSCRIÇOES NA SECRETARIA A PARTIR DO DIA 16/08/2011

Alunos, olho vivo, há muita oferta cheia de sabor este semestre! 

ELETIVA: FITOGEOGRAFIA – 30 alunos
PRÉ-REQUISITO: NÃO HÁ
INÍCIO:  26/08 - HORÁRIO: 14:00 as 16:00hs – Turma 1
INÍCIO: 27/08 – HORÁRIO: 8:00 AS 10:00hs – Turma 2
DOCENTE RESPONSÁVEL: Profa. Dr. Maria Vianna
EMENTA: Introdução à biogeografia e fitogeografia. Gênese da terra e evolução das plantas. Fatores que influenciam a distribuição das plantas. Classificação e formas de vida das plantas. Sucessão vegetal primária e secundária. Biomas do planeta. Biomas brasileiros, com ênfase no Cerrado.

ELETIVA: tópicos em ornitologia – 30 alunos
PRÉ-REQUISITO: TER CURSADO ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS
INÍCIO: 24/08 –  quarta-feira - HORÁRIO: 14:30 as 17:30hs
DOCENTE RESPONSÁVEL: Profa. Msc. Camila Bonizário de Andrade
EMENTA: Aspectos históricos e diversidade de aves. Características gerais das aves. Penas: origens, estrutura e funções. Vôo das aves. Adaptações fisiológicas e anatômicas. Métodos de estudos em Ornitologia. Sistema nervoso e percepção sensorial. Comunicação visual e acústica. Orientação, navegação e migração. Sistemas de acasalamento e biologia reprodutiva

ELETIVA: FUNDAMENTOS DE FILOSOFIA E BIOÉTICA – 30 alunos
PRÉ-REQUISITO: NÃO HÁ
INÍCIO: 22/08 – segunda-feira - HORÁRIO: 14:00 as 16:00hs
DOCENTE RESPONSÁVEL: Prof. Dr. Fernando Lourenço
EMENTA: O curso pretende oferecer uma introdução a alguns dos principais temas e problemas da História da Filosofia, estimulando a atitude reflexiva presente no filosofar, desdobrando-se no tratamento de problemas filosóficos referentes à Bioética. Explicitação dos fundamentos filosóficos da Ética e da Bioética. Reflexão teórica e prática de natureza multidisciplinar sobre os aspectos e conseqüências morais da interação humana em diferentes contextos que envolvem a vida.



ELETIVA: INFORMÁTICA APLICADA AO ENSINO DE BIOLOGIA – 30 alunos
PRÉ-REQUISITO: NÃO HÁ
INÍCIO: 27/08 – SÁBADO - HORÁRIO: 08:00 as 12:00hs
DOCENTE RESPONSÁVEL: Prof. Msc. André S. Vieira
EMENTA: Introdução ao uso de softwares para edição gráfica. Princípios de animação gráfica. Uso de softwares  para o desenvolvimento de animações interativas. Desenvolvimento de projetos de ensino aplicados no ensino de biologia.


ELETIVA: RELAÇÃO PARASITO-HOSPEDEIRO, COM ÊNFASE NAS PARASITOSES TROPÍCAIS – 30 alunos
PRÉ-REQUISITO: TER SIDO APROVADO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA CELULAR
INÍCIO: 01/09 – QUINTA-FEIRA - HORÁRIO: 08:00 as 10:00hs
DOCENTE RESPONSÁVEL: Profa. Dra. Wanessa Christina de Souza Neiras
EMENTA:
Introdução à Parasitologia. A relação parasito-hospedeiro e sua implicação na saúde. Influência de fatores clínicos, ambientais e evolutivos associados com a relação parasito-hospedeiro. Biologia dos parasitos tropicais e suas relações com a epidemiologia, resposta imune, patogenia, diagnóstico, controle e profilaxia

ELETIVA: INTRODUÇÃO À ENTOMOLOGIA – 18 alunos
PRÉ-REQUISITO: TER SIDO APROVADO NA DISCIPLINA DE DIVERSIDADE DE INVERTEBRADOS
INÍCIO: 31/08 – QUARTA-FEIRA  -  HORÁRIO: 07:10 as 9:40hs
DOCENTE RESPONSÁVEL: Profa. Dra. Júlio César Ribeiro
EMENTA:
Estudo da morfofisiologia dos insetos. Reprodução e ciclo de vida. Insetos sociais. Importância ecológica e econômica dos insetos. Principais ordens dos insetos.

ELETIVA: INTRODUÇÃO A LIMNOLOGIA  - 25 vagas
PRÉ-REQUISITO: NÃO HÁ
INÍCIO: 30/08 – TERÇA-FEIRA  -  HORÁRIO: 14:00 as 15:40hs
DOCENTE RESPONSÁVEL: Prof. Dr. Carmino Hayashi
EMENTA:
Estudo da morfofisiologia dos insetos. Reprodução e ciclo de vida. Insetos sociais. Importância ecológica e econômica dos insetos. Principais ordens dos insetos.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Novo fôlego!

Nossos novos professores: bem vindos! Da esquerda para a direita: Professora Vanessa, Professora Camila, Professor André, Professora Maria e professor Fernando. Em breve teremos links para quem quiser acessar o lattes e conhecer mais do trabalho de cada recém chegado.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Para quem acha que caracol é assunto só para aula de invertebrados.....



O tema da vez é sustentabilidade. Mas quem de nós pode atirar a primeira pedra quando volta os olhos para a própria existência e avalia (e repensa) hábitos e costumes. E se fôssemos incentivados a ampliar nosso repertório gastronômico a fim de poupar alguns setores da natureza? Nosso país tem cerca de 7 mil quilômetros de costa e o que desse mundão de mar temos o costume de utilizar como alimento? E nem estou considerando os rios...No Brasil, os "bichos" da praia resumem-se aos "bichos da praia". Por isso fiquei surpresa quando percebi que em países como Portugal (que têm aproximadamente 800 quilômetros de costa) as pessoas têm o costume de comer tudo que deus Netuno providencia aos mais atentos. É mesmo muito bacana. Em tempo, nas imagens o que eu tenho no prato e estou levando à boca são caracóis terrestres! Sim. nossos caracóis de jardim provavelmente poderiam ser alimento. Estes passam por inúmeros banhos e depois são cozidos e servidos com um molho com bastante orégano. É bom? É. Para biólogos a experiência deve ser um pouco mais impactante, afinal há sempre a sensação que a língua está em uma prova de zoologia e identifica estruturas! Há também as caracoletas, bem maiores e que são assadas com sal grosso. Para comer sem pensar...E apreciar!
E estas são as lepas, que lá chamam de "percebes". Cozidas e resfriadas, comidas sem aquecer. Experimentei e foi para mim "aula de zoologia" por demais! Quem aí esclarece nos comentários quem são as lepas? Não valem o professor Wagner e o professor Júlio.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Curso de Inverno: melhores momentos




Aristóteles dizia que a filosofia nascia do espanto, da estranheza e da perplexidade que os homens sentem diante dos muitos enigmas do universo e da vida. Seria o espanto que nos levaria à formulação de perguntas e nos conduziria às soluções. Espanto é o que vimos na expressão da Kamila, aluna da biologia inscrita no Curso de Inverno "Era uma vez...". Uma formação pensada para ampliar o repertório dos alunos quanto as histórias de bichos e plantas, mas também o repertório das performances possíveis para as situações de aprendizagem. O curso aconteceu graças a colaboração da bióloga e atriz Luana Rodrigues, uma parceira que veio para ficar. Uma nova história começou a ser contada nas licenciaturas da UFTM!
PS: Na última foto temos Cacá Perez, do Teatro Experimental de Uberaba, que veio ver nossas "aprontanças" e nos agraciou com uma "palhinha"! Cacá coordena o espetáculo Cordas do Cerrado

sábado, 28 de maio de 2011

Evento em Parceira com a UEMG: conversa virtual sobre o vídeo Aprender a Aprender


Em parceria com a UEMG, estarei mediando a conversa sobre o vídeo aqui compartilhado. O projeto Em CURTAndo a Distância acontecerá de 13 a 20 de junho em um espaço virtual (moodle). Quem quiser participar deve enviar sua inscrição para suporte.moodle@uemg.br . Além de apredermos com a conversa, é uma boa maneira de conhecer melhor a existência virtual. Aproveitem!

Codau: visita dos alunos de estágio




O Codau tem Setor Educativo, com direito a produzir material educativo para distribuir aos participantes (temos exemplares-livros e cds-no acervo do Laboratório de Ensino). Nossos alunos foram à captação de água no Rio Uberaba (nas primeiras fotos), na Estação de Tratamento da Água e na Estação de Tratamento do Esgoto (última foto). Quem quiser saber mais, converse com os alunos do quinto período!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Não percam evento em junho!

Evento em junho (dias 2 e 3) promete ser uma grande coceira nas ideias (como diria Rubem Alves....)!
Para se inscrever visite o blog www.plasticidadedocente.blogspot.com!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Alunos da biologia X casamento do prínicipe





Na sexta-feira, dia 29 de abril, alunos da disciplina Televisão e Ciência estiveram na TV Gazeta, em São Paulo, apresentando uma pauta sobre ciência, no programa Mulheres. Em São Paulo, a audiência é medida minuto a minuto. Isso significa que quando uma atração não está a se sair muito bem é imediatamente tirada do ar. Nossos meninos da biologia ficaram cerca de 40 minutos no ar, ao vivo! Apresentaram os experimentos os alunos Diego Venturelli e Thaiane Profírio. Na produção estavam Naira Pithan, Amanda Prato, Raphaela Pagliaro, Fernanda Martins. Todos estão na foto em que aparece a logo da Gazeta! A apresentadora do programa Cátia Fonseca é uma interlocutora curiosa e que faz a diferença quando o assunto é conhecimento. Ela se envolve e se diverte com as experiências-brincadeiras (na última foto, com a massa que pula!). Este foi um desafio enorme para o nosso grupo. Preparar as mesas dos experimentos em tempo record, definir o que eventualmente ficará fora do ar, garantir que tudo estará em ordem quando o programa começar (um dos experimentos saiu menos bem, por exemplo!), cuidar minuciosamente do que será dito (e omitido), instalar deflagradores de interesse na fala, garantir que a prosa siga um determinado percurso com provocações propositais... Os meninos se saíram muito bem nesta primeira experiência, e sabem exatamente como podem melhorar! Se tudo correr bem na disciplina, voltamos à Gazeta ainda neste semestre! Agradecemos o apoio da Reitoria! 

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Coisa de biólogo

Momento mágico vivido por nossa aluna Thaine no feriado de Páscoa. Foi no sítio da família. Ela esperou "mais de hora" para o tatu acreditar que não havia mais perigo e colocar o focinho (e todo o corpo!) pra fora da toca!