segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Para quem acha que caracol é assunto só para aula de invertebrados.....



O tema da vez é sustentabilidade. Mas quem de nós pode atirar a primeira pedra quando volta os olhos para a própria existência e avalia (e repensa) hábitos e costumes. E se fôssemos incentivados a ampliar nosso repertório gastronômico a fim de poupar alguns setores da natureza? Nosso país tem cerca de 7 mil quilômetros de costa e o que desse mundão de mar temos o costume de utilizar como alimento? E nem estou considerando os rios...No Brasil, os "bichos" da praia resumem-se aos "bichos da praia". Por isso fiquei surpresa quando percebi que em países como Portugal (que têm aproximadamente 800 quilômetros de costa) as pessoas têm o costume de comer tudo que deus Netuno providencia aos mais atentos. É mesmo muito bacana. Em tempo, nas imagens o que eu tenho no prato e estou levando à boca são caracóis terrestres! Sim. nossos caracóis de jardim provavelmente poderiam ser alimento. Estes passam por inúmeros banhos e depois são cozidos e servidos com um molho com bastante orégano. É bom? É. Para biólogos a experiência deve ser um pouco mais impactante, afinal há sempre a sensação que a língua está em uma prova de zoologia e identifica estruturas! Há também as caracoletas, bem maiores e que são assadas com sal grosso. Para comer sem pensar...E apreciar!
E estas são as lepas, que lá chamam de "percebes". Cozidas e resfriadas, comidas sem aquecer. Experimentei e foi para mim "aula de zoologia" por demais! Quem aí esclarece nos comentários quem são as lepas? Não valem o professor Wagner e o professor Júlio.

3 comentários:

  1. Ai ai ai, eu não teria coragem de comer isso. É bem estranho....rsrsrs
    Agora Lepas? eu até que pesquisei, mas num entendi muito não. Parece que é o mesmo que cirripédios, que por sua vez são crustáceos. Mas também me pareceu um pouco apenas regras de nomenclatura.
    Olhem a fonte: http://aulete.uol.com.br/site.php?mdl=aulete_digital&op=loadVerbete&palavra=lepas

    fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/crustaceos/crustaceos-2.php

    abraços e bom apetite Profa.

    ResponderExcluir
  2. Professora engana todo mundo com essa cara de fresca hein, encara qualquer uma!

    Por que não trouxe pra gente provar?

    ..

    ResponderExcluir
  3. Quem já fez invertebrados vai saber.. São parentes das cracas, cirripédios é o nome do grupo (infraclasse Cirripedia)são crustáceos, claro.Tem as lepas sem pedúnculo e com pedúnculo. Essa da foto é um Lepadomorfo pedunculado, na sua foto da pra ver o "capítulo" (que é a conchinha) e o pedúnculo esse negócio meio carnoso. Os cirros não tem como ver.

    Curiosidade: Tem uma associação de Lepas, cracas e Baleias. É a seguinte, as lepas pedunculadas fixam-se nas crácas que por sua vez fixam-se na pele de algumas baleias...

    ---> Pollicipes polymerus

    ResponderExcluir