segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Postagem inaugural

Olá a todos! A primeira postagem é sempre uma grande emoção! Este blog será um espaço de convivência virtual de todos nós da biologia, discentes e docentes. Aqui divulgaremos notícias importantes para a formação dos alunos, como oferta de disciplinas, oportunidades de estágio e monitoria, cursos e palestras interessantes  e congressos e eventos imperdíveis! Mas também será um espaço para contarmos o que nossos professores têm aprontado/produzido, sugerirmos leituras e navegação pela WEB, compartilharmos preocupações sobre a vida acadêmica e profissional, registrarmos as produções dos nossos alunos, suas conquistas...Enfim, um espaço de celebração do ofício de ser biólogo nesta inquietante modalidade que é ser professor. Bem vindos a todos! E quem sabe dizer que bicho é este na imagem deixe um comentário! 

4 comentários:

  1. Por favor, reforço a pergunta!

    Que bicho é esse? Muito bonito, aparenta ser venenoso, cor muito forte.

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Esse animal é muiiiito lindo mesmo e também muito interessante, é conhecido como lesma do mar, é uma Mollusco pertencente ao gênero dos Nudibrânquios. Isso mesmo ele é um parente dos caracóis mas tem uma concha muito final ou ausente. O nome do grupo dele tem tudo a ver com ele, as brânquias estão "nuas", elas estão para fora do corpo, são essas estruturas laranja que dão o maior charme pra eles. São quase todos marinhos mas existem alguns de água doce. Existe uma grande curiosidade sobre esses animais, eles se alimentam de águas-vivas, e lembra que agua viva da "choque"? Pois bem o que da choque são umas células que se chamam cnidas, mas esse bichinho rouba as cnidas dela. Ele consegue comer agua-viva e fazer com que essas cnidas incorporem no seu corpo, então ele as usa para sua proteção, legal né? Não é só essa lesma marinha que faz isso outros moluscos e platelmintos também fazem esse processo que chamamos de cleptocnida. Eles também podem apresentar uma substância toxica no corpo que na maioria das vezes é proveniente da alimentação por algumas esponjas, essa mesma substância pode ser coloca envolta de seus ovos para protege los...


    Interessante né?

    Beijos

    Tn.

    ResponderExcluir
  3. http://ngm.nationalgeographic.com/2008/06/nudibranchs/doubilet-photography

    Uma seleção de fotos desses bixos tão lindos!

    ResponderExcluir
  4. Eu sou fã desse cara!!! É o David Double, ele já tem lá uns 50 anos, tira cada foto maravilhosa!!! a das lesmas do mar estão lindas, mas tem outras que são obras de arte!!!!

    Ele é o cara =D

    ResponderExcluir