domingo, 27 de novembro de 2011

Era uma vez






Neste sábado, o Curso de Extensão Era uma vez..concluiu suas atividades com a apresentação performática dos alunos/autores. Cada participante criou uma história envolvendo bichos, plantas...ciência! O resultado foi incrível, especialmente considerando a evolução dos alunos na escrita e na performance. A aluna Sandra, imaginou um Congresso de Bactérias (última foto), e se saiu muito bem na apresentação. A aula-festa contou com a presença de convidados, pais-filhos-maridos-familiares. Todo o processo virou um livrinho, ainda um "boneco", com ilustrações do aluno Pedro Fonseca. Aqui vai um trechinho da apresentação do livro: 
Este segundo volume do caderno Era uma vez reúne as histórias criadas pelos alunos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), inscritos em um Curso de Extensão sobre contar histórias. Alunos que já perceberam a dimensão comunicacional do ofício de professor e que vêm as histórias como estratégia para compartilhar saberes. E os saberes da ciência são naturalmente saborosos! Para os autores o grande desafio foi aventurar-se pela ficção, tão habituados aos rigores das verdades científicas. A criatividade, soterrada ao longo dos anos escolares sob os escombros dos conteúdos e das imposições de mérito, pouco a pouco foi aparecendo nos textos produzidos. Como a Fênix, renascida das cinzas, livre e espantosamente bela. Foi muito bom acompanhar o processo de desconstrução e reconstrução de identidade dos nossos alunos/autores. Os movimentos em direção a uma escrita leve e ousada foram conquistados a partir de considerável investimento pessoal e certo desconforto, do tipo que sentimos quando transitamos por caminhos desconhecidos."

Em tempo, os artefatos para contar a história são de criação dos alunos! 

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Algo de misterioso no ar....Aguardem!



Aula do Curso de Extensão sobre Histórias que viraram Ciência e a ciência nas Histórias!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Diego e Thaine (6º Período) peregrinam para estudar herptologia





Diego conta como foi.....
"No dia 04/11, partimos de Uberaba à Ribeirão Preto, chegando em Ribeirão Preto pegamos o ônibus para Alfenas. Em Alfenas esperamos outro ônibus que nos levaria até a uma Usina próximo de Monte Belo e Arado, onde o pessoal da Fazenda Lagoa estava nos esperando para levarmos a RPPN Fazenda Lagoa - Monte Belo, Sul de Minas Gerais, onde seria realizado o Curso: Introdução a Herpetologia, ministrado pelo Prof. Dr. Vinícius Xavier da Silva da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL – MGnos dias 5 e 6 de novembro de 20.
Chegamos a reserva por volta das 10:30, logo saímos para conhecer as belezas do local, depois almoçamos, e as 14h deu inicio ao curso de Herpetologia, onde foi realizada uma aula expositiva teórica, em que vimos uma breve introdução à Herpetologia, a diversidade de anfíbios e répteis, os principais aspectos da biologia de anfíbios e répteis, assim, se encerrou as atividades teóricas do dia 5, porém, depois do jantar fizemos o modulo prático do curso que foi a saída de campo noturna para observação de anfíbios com objetivo de reconhecimento  algumas espécies das principais famílias brasileiras de anfíbios e répteis. No dia seguinte (06/11) a aula começou as 08h onde foi desenvolvido novamente o modulo teórico, em que vimos os conteúdos, anfíbios e répteis como bioindicadores, Declínios mundiais de anfíbios e répteis, Técnicas de campo para estudo de anfíbios e répteis, logo tivemos uma pausa para o almoço. Depois do almoço voltamos e realizamos outro modulo prático, onde identificamos algumas espécies de anfíbios e repteis que estavam dispostos sobre a mesa (fixados) com o auxilio das chaves de identificação. Depois, foi realizada a parte prática de manejo de serpentes vivas. E assim se encerra o curso de Herpetologia (06/11) realizado pelo Instituto Sul Mineiro de Estudos e Conservação da Natureza, organizado pelo biólogo Rafael Laurindo (rafaelslaurindo@gmail.com). Logo, voltamos para usina, onde pegamos o ônibus para Alfenas, e de Alfenas a Ribeirão Preto e de Ribeirão Preto à Uberaba, onde chegamos por volta das 9:30 da manhã do dia 07/11".

Apoio Prodocência/CAPES