quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Eletivas: INSCRIÇOES NA SECRETARIA A PARTIR DO DIA 16/08/2011

Alunos, olho vivo, há muita oferta cheia de sabor este semestre! 

ELETIVA: FITOGEOGRAFIA – 30 alunos
PRÉ-REQUISITO: NÃO HÁ
INÍCIO:  26/08 - HORÁRIO: 14:00 as 16:00hs – Turma 1
INÍCIO: 27/08 – HORÁRIO: 8:00 AS 10:00hs – Turma 2
DOCENTE RESPONSÁVEL: Profa. Dr. Maria Vianna
EMENTA: Introdução à biogeografia e fitogeografia. Gênese da terra e evolução das plantas. Fatores que influenciam a distribuição das plantas. Classificação e formas de vida das plantas. Sucessão vegetal primária e secundária. Biomas do planeta. Biomas brasileiros, com ênfase no Cerrado.

ELETIVA: tópicos em ornitologia – 30 alunos
PRÉ-REQUISITO: TER CURSADO ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS
INÍCIO: 24/08 –  quarta-feira - HORÁRIO: 14:30 as 17:30hs
DOCENTE RESPONSÁVEL: Profa. Msc. Camila Bonizário de Andrade
EMENTA: Aspectos históricos e diversidade de aves. Características gerais das aves. Penas: origens, estrutura e funções. Vôo das aves. Adaptações fisiológicas e anatômicas. Métodos de estudos em Ornitologia. Sistema nervoso e percepção sensorial. Comunicação visual e acústica. Orientação, navegação e migração. Sistemas de acasalamento e biologia reprodutiva

ELETIVA: FUNDAMENTOS DE FILOSOFIA E BIOÉTICA – 30 alunos
PRÉ-REQUISITO: NÃO HÁ
INÍCIO: 22/08 – segunda-feira - HORÁRIO: 14:00 as 16:00hs
DOCENTE RESPONSÁVEL: Prof. Dr. Fernando Lourenço
EMENTA: O curso pretende oferecer uma introdução a alguns dos principais temas e problemas da História da Filosofia, estimulando a atitude reflexiva presente no filosofar, desdobrando-se no tratamento de problemas filosóficos referentes à Bioética. Explicitação dos fundamentos filosóficos da Ética e da Bioética. Reflexão teórica e prática de natureza multidisciplinar sobre os aspectos e conseqüências morais da interação humana em diferentes contextos que envolvem a vida.



ELETIVA: INFORMÁTICA APLICADA AO ENSINO DE BIOLOGIA – 30 alunos
PRÉ-REQUISITO: NÃO HÁ
INÍCIO: 27/08 – SÁBADO - HORÁRIO: 08:00 as 12:00hs
DOCENTE RESPONSÁVEL: Prof. Msc. André S. Vieira
EMENTA: Introdução ao uso de softwares para edição gráfica. Princípios de animação gráfica. Uso de softwares  para o desenvolvimento de animações interativas. Desenvolvimento de projetos de ensino aplicados no ensino de biologia.


ELETIVA: RELAÇÃO PARASITO-HOSPEDEIRO, COM ÊNFASE NAS PARASITOSES TROPÍCAIS – 30 alunos
PRÉ-REQUISITO: TER SIDO APROVADO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA CELULAR
INÍCIO: 01/09 – QUINTA-FEIRA - HORÁRIO: 08:00 as 10:00hs
DOCENTE RESPONSÁVEL: Profa. Dra. Wanessa Christina de Souza Neiras
EMENTA:
Introdução à Parasitologia. A relação parasito-hospedeiro e sua implicação na saúde. Influência de fatores clínicos, ambientais e evolutivos associados com a relação parasito-hospedeiro. Biologia dos parasitos tropicais e suas relações com a epidemiologia, resposta imune, patogenia, diagnóstico, controle e profilaxia

ELETIVA: INTRODUÇÃO À ENTOMOLOGIA – 18 alunos
PRÉ-REQUISITO: TER SIDO APROVADO NA DISCIPLINA DE DIVERSIDADE DE INVERTEBRADOS
INÍCIO: 31/08 – QUARTA-FEIRA  -  HORÁRIO: 07:10 as 9:40hs
DOCENTE RESPONSÁVEL: Profa. Dra. Júlio César Ribeiro
EMENTA:
Estudo da morfofisiologia dos insetos. Reprodução e ciclo de vida. Insetos sociais. Importância ecológica e econômica dos insetos. Principais ordens dos insetos.

ELETIVA: INTRODUÇÃO A LIMNOLOGIA  - 25 vagas
PRÉ-REQUISITO: NÃO HÁ
INÍCIO: 30/08 – TERÇA-FEIRA  -  HORÁRIO: 14:00 as 15:40hs
DOCENTE RESPONSÁVEL: Prof. Dr. Carmino Hayashi
EMENTA:
Estudo da morfofisiologia dos insetos. Reprodução e ciclo de vida. Insetos sociais. Importância ecológica e econômica dos insetos. Principais ordens dos insetos.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Novo fôlego!

Nossos novos professores: bem vindos! Da esquerda para a direita: Professora Vanessa, Professora Camila, Professor André, Professora Maria e professor Fernando. Em breve teremos links para quem quiser acessar o lattes e conhecer mais do trabalho de cada recém chegado.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Para quem acha que caracol é assunto só para aula de invertebrados.....



O tema da vez é sustentabilidade. Mas quem de nós pode atirar a primeira pedra quando volta os olhos para a própria existência e avalia (e repensa) hábitos e costumes. E se fôssemos incentivados a ampliar nosso repertório gastronômico a fim de poupar alguns setores da natureza? Nosso país tem cerca de 7 mil quilômetros de costa e o que desse mundão de mar temos o costume de utilizar como alimento? E nem estou considerando os rios...No Brasil, os "bichos" da praia resumem-se aos "bichos da praia". Por isso fiquei surpresa quando percebi que em países como Portugal (que têm aproximadamente 800 quilômetros de costa) as pessoas têm o costume de comer tudo que deus Netuno providencia aos mais atentos. É mesmo muito bacana. Em tempo, nas imagens o que eu tenho no prato e estou levando à boca são caracóis terrestres! Sim. nossos caracóis de jardim provavelmente poderiam ser alimento. Estes passam por inúmeros banhos e depois são cozidos e servidos com um molho com bastante orégano. É bom? É. Para biólogos a experiência deve ser um pouco mais impactante, afinal há sempre a sensação que a língua está em uma prova de zoologia e identifica estruturas! Há também as caracoletas, bem maiores e que são assadas com sal grosso. Para comer sem pensar...E apreciar!
E estas são as lepas, que lá chamam de "percebes". Cozidas e resfriadas, comidas sem aquecer. Experimentei e foi para mim "aula de zoologia" por demais! Quem aí esclarece nos comentários quem são as lepas? Não valem o professor Wagner e o professor Júlio.